QUEM SOMOS?

A AMPARE – Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais é uma OSC – Organização da Sociedade Civil, Instituição Social sem fins lucrativos, fundada em 1972 por um grupo de mães, pais e amigos, com a missão de defender e garantir os direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A AMPARE oferece atendimento especializado e adequado às necessidades individuais, objetivando favorecer a independência, a autonomia e a inclusão dos indivíduos na sociedade.

Dias e horários de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 08h às 18h.

  • PROGRAMAS E PROJETOS:

1 – PROGRAMA -Estimulação precoce e continuada – a partir do nascimento: Conjunto de atividades e recursos ambientais de natureza preventiva, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento global dos indivíduos, habilitando e reabilitando funções, focando na independência dos hábitos de vida diária e a aquisição de experiências significativas para ajudar no desenvolvimento físico, cognitivo e motor, dentro do potencial evolutivo do(a) assistido(a).

  • TERAPIAS DESENVOLVIDAS: ESTIMULAÇÃO SENSORIAL E MOTOR

FISIOTERAPIA: Corrigir ou minimizar os distúrbios de postura e de movimentos por meio de padrões que influenciam o tônus e de técnicas apropriadas, para melhorar a qualidade respiratória e o desenvolvimento neuropsicomotor do indivíduo.

FONOAUDIOLOGIA: Adequar as possíveis alterações que possam apresentar nas áreas de comunicação oral, nas funções neurovegetativas, voz e audição, pesquisando, prevenindo, diagnosticando, habilitando, reabilitando e aperfeiçoando essas funções.

TERAPIA OCUPACIONAL: Desenvolver atividades lúdicas, pedagógicas e sensório-motor, com o objetivo de promover habilidades motora global, fina e grossa, autonomia e independência, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao(a) assistido(a).

EDUCAÇÃO FÍSICA: Desenvolver atividades físicas na piscina ou fora dela, buscando favorecer a aquisição de novas habilidades motoras e condições físicas para a manutenção e melhoria da qualidade de vida dos(as) assistidos (as).

 

2 – PROGRAMA – NÚCLEO DE APRENDIZAGENS AO LONGO DA VIDA – NÚCLEO OCUPACIONAL

Descrição: Ações desenvolvidas por meio de atividades práticas, úteis e prazerosas, com objetivos planejados e específicos, que favoreçam aos assistidos o desenvolvimento do interesse, da atenção, concentração, disciplina, bons hábitos, boas atitudes, autonomia nas atividades de vida diária, habilidades manuais, habilidades motoras, de equilíbrio, de coordenação e aquisição de conhecimentos importantes para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social dos assistidos.

As atividades oferecidas são planejadas de acordo com as condições físicas, cognitivas e motoras dos respectivos grupos/ turmas/ indivíduos. Oferecendo atividades manuais, artesanais, criativas, culturais, musicais, corporais, reflexivas, mentais e tudo que tiver ao alcance pedagógico, com foco principal no desenvolvimento e aquisição de novas habilidades, de saberes, manifestações e expressões, tornando-os capazes de exercerem, dentro de suas condições, o papel de cidadãos participativos.

  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

AVP’s – ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA: Atividades para aprendizagem em lidar com dinheiro, comércio, transporte, comunicação alternativa, leituras, interpretações de textos, de símbolos, escritas, etc.

AVD’s – ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA: Práticas para estimular a independência e autonomia na execução de atividades diárias, como: tomar banho, trocar de roupa, calçar tênis, escovar os dentes, pentear os cabelos, etc.

ATIVIDADES ARTESANAIS: Atividades utilizando técnicas artesanais (tear, pintura em pano de prato, bijuterias, decoupage, dentre outras) para a produção de objetos (artes), para venda ou não, visando o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade, da atenção, concentração, etc.

ATIVIDADES DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO: Práticas visando a conservação, manutenção e contribuição na limpeza dos espaços da instituição, oficina de lavagem de carros, atividades domésticas ou não, de limpeza, organização, identificação de materiais de limpeza diversos, noção de quantidade, etc.

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Atividades visando a sensibilização ambiental, ressaltando a importância dos cuidados com os recursos naturais disponíveis na natureza, com o Planeta Terra, percepção das transformações e fases da vida, importância do lixo produzido e da natureza de uma forma geral.

ATIVIDADES DE HORTICULTURA, JARDIM E POMAR: Atividades práticas de cuidados e contato com a produção de hortaliças, árvores frutíferas e plantas ornamentais, para consumo da instituição, venda ou não, visando o contato com o processo e fases do desenvolvimento das plantas, contato e cuidados com a terra e equipamentos da prática, fortalecendo e aumentando a percepção na participação responsável por todos;

ATIVIDADES DE CULINÁRIA: Aprendizagens por meio da reprodução supervisionada de receitas diversas, contato com itens de cozinha, alimentos, etc.

ATIVIDADES LÚDICAS: Práticas envolvendo produção de materiais diversos por meio do reaproveitamento de materiais recicláveis ou não, brinquedos, contação de histórias, música (dança/ canto), expressão corporal, jogos pedagógicos, etc.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Desenvolvimento de atividades relacionadas às artes de uma forma geral – desenho, pintura, música, dança, teatro, etc.

EDUCAÇÃO FÍSICA: Desenvolvimento de atividades físicas relacionadas às práticas de natação, solo (esportivas), caminhada fora da instituição e psicomotricidade.

 

3 – PROJETOS VOLUNTÁRIOS

  • OFICINA ARTESANAL DE MÃES E VOLUNTÁRIOS
  • PROJETO PEDALAR
  • PROJETO OLGA KOS – KARATÊ
  • PROJETO PARAESPORTE – ATIVIDADES ESPORTIVAS INCLUSIVAS